A importância da fé salvadora Estudo #2

Estudo #2

Texto básico de Estudo: Ef 2:8-9

Quando falamos de fé todo mundo pensa que é acreditar, mas a explicação sobre a fé é diferente de acreditar, a fé é um dom de Deus. Acreditar é creditar a confiança em algo ou alguém mas quando lemos a Bíblia com cuidado percebemos que o homem e a mulher estão mortos nos seus delitos e pecados, [cf. Ef 2:1], e por isso não podem crer. Como pode um morto espiritual confiar no Senhor?

Desde o primeiro pecado, toda a terra é maldita e Deus havia dito aos nossos primeiros pais [Adão e Eva] que se eles desobedecessem eles iriam morrer, [Gn 2:17 e Gn 3:17].
Há muitas pessoas que pensam que a fé vem dos homens [acreditar], mas Ef 2:8-9 nos mostram que ela é dom de Deus.

Se você crê em Deus, em Jesus e na Bíblia lembre-se que isto é um dom de Deus. Veja o que a Bíblia diz:

1) Nós somos salvos [por Deus] pela graça, Ef 2:8 A graça é tudo o que Deus nos dá. Deus não tem obrigação de abençoar ninguém, pois “todos pecaram e distituídos da glória de Deus estão”, Rm 3:23. Ser salvo significa alguém que foi regenerado e transformado [aula anterior] pelo poder do Espírito Santo e vive [não está morto] para Deus, num relacionamento de filho/a com o Pai.

2) Nós somos salvos pela fé que recebemos de Deus, cf. Ef 2:8 – quando cremos – é porque Deus começou a obra em nós. Eu costumo dizer para as pessoas, você só creu porque Deus acendeu a luz, esta é a fé salvadora. Nós classificamos a fé de duas formas: A fé que salva e a fé que nos sustenta. É a mesma fé, mas a segunda precisa crescer, precisa se nutrir, precisa da Palavra de Deus.
A forma como Deus salva as pessoas é através da fé – ela é um presente de Deus a todos os seus fihos/as. Por isso Paulo acrescenta: e isto [a fé que é um dos presentes da graça] não vem de vós é dom de Deus.

Alguns dizem que a fé vem de nós, mas se ela vem do homem então a salvação não é pela graça, Paulo acrescenta no mesmo texto: “não de obras para que ninguém se glorie.” [Ef 2:9].

Aplicação: Você crê que Jesus o salvou? Se já crê esta é a fé salvadora, agora você precisa firmar a fé no Senhor mais e mais.
Neste estudo aprendemos que a fé salvadora é um dom [presente] de Deus. Ela faz parte da graça que nos salva [transforma e regenera].
Fé não significa acreditar, mas entregar-se para ser salvo. Deus já acendeu a luz dentro de você? Por isso você crê.

Fique com Deus! Faça o teste e confira seu conhecimento…
TESTE

 

Estudo #1 O que significa ser cristão?

Estudo #3 Conversão e regeneração 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s