Frutos do Bosque

Jo 15:8  Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

Quando olhamos o povo de Deus na Bíblia como um todo, vemos que sua principal característica são os frutos. Claro que isto é uma metáfora da árvore que dá frutos. O Velho Testamento nos informa que Israel era como uma árvore, em especial como uma videira que precisava dar frutos. Já no Novo Testamento, muitas vezes, o nosso Senhor comparou o seu povo e os seus discípulos com árvores que dão frutos, figueiras, oliveiras e outras mais.

Desde a chegada do Evangelho aqui no Brasil, nosso Senhor tem visto muitos frutos de vida e hoje nesta data estamos começando um trabalho que começou com o Evangelho chegando em Araçoiaba da Serra. Talvez olhemos para isto como um evento simples e pequeno, mas onde há frutos de vida – há a semente do Senhor e onde há a semente do Senhor há vida.

Neste artigo pretendemos mostrar quais as implicações em ser pessoalmente e coletivamente os frutos do Senhor. A primeira coisa que precisamos demonstrar é que dar fruto faz parte do ser e da existência da árvore. Examinemos alguns princípios:

Uma árvore saudável tem algumas características singulares:

1) As condições para se dar frutos – uma árvore precisa de água – e nosso Senhor é a água da Vida, em outras palavras, a melhor água que já existiu;

2) Um solo bom e fértil. As nossas vidas foram plantadas na cruz e regadas pelo sangue do Cordeiro, isto, significa que somos a “melhor safra”, “os filhos de Abraão”, ou como nos diz o Apóstolo Pedro: “raça eleita, sacerdócio real, nação santa”, tudo isto porque fomos plantados pelo Senhor Deus dos exércitos;

3) Uma terceira característica é o clima ou estações. Quando o clima não favorece e a estação também não há dificuldades para se dar fruto. isto acontece com a vida orgânica mas o Apóstolo Paulo mostra que Deus é que comanda as estações Atos 14:17  “…dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria. Se Deus é o nosso Senhor, tudo é favorável a árvore.

Agora que compreendemos as condições favoráveis de uma árvore, passemos a compreender as implicações em ser um Fruto de Vida do nosso Senhor. Nosso Senhor disse que Ele é a Videira e não Israel, assim “todo ramo que permanece em mim, esse dá muito fruto.” Nosso Senhor observou que somos quais árvores, mas toda árvore começa com um fruto ou semente. A semente é o fruto de uma árvore, pois se Cristo é a árvore verdadeira então nós somos a boa semente de seu plantio. E devemos crescer para sermos árvores que dão frutos, isto é sementes.

A palavra de Deus usa esta metáfora dos frutos de vida de uma forma tremenda, veja as características de um fruto/semente:

1) Uma semente/fruto não precisa fazer força para brotar, ele/e ela simplesmente nasce e existe. Digo isto porque a teologia da graça nos mostra que tudo provém de Deus, não é glória humana e sim glória para Deus.

2) Uma semente/fruto que vem da graça de Deus há de gerar mais fruto ainda. Foi o que o nosso Senhor disse aos discípulos: “todo ramo que permanece em mim, esse produz muito fruto”. Então ninguém precisa forçar nada, estando nEle, nós haveremos de produzir.

3) A terceira característica que destacamos é a qualidade do fruto e da semente. Na semente não podemos ver o potencial, mas o fruto demonstra a qualidade. Muitas vezes o fruto (que é mais visível do que a semente) está existindo com má qualidade, mas a culpa não é da árvore e nem da seiva dela, mas existencialmente do próprio fruto.

Hoje que nós estamos aqui, Deus tem produzido vida aqui no Bosque dos Eucaliptos, razão porque um ponto de pregação é o resultado de oração, lágrimas, dedicação, amor pela obra e acima de tudo, o resultado do amor de Deus plantado dentro de cada um de nós. Só podemos aprender mais esta lição maravilhosa do Senhor para nossas vidas. Louvamos a Deus pela vida de todos para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós!

Glórias ao nome de Deus que em Cristo produziu estes frutos!

Pr. Ede

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s