A REVELAÇÃO DE DEUS: A Escritura é a Palavra de Deus #13

Estudo sobre o Ser de Deus: #13

“As tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.” Êx 32.16.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,…” 2Tm 3.16.

Introdução: Quando olhamos para o Cristianismo de forma geral, somos chamados de “a religião do livro”, isto é – “a religião da revelação”. Isto é verdade porque cremos que Deus revelou-se de forma clara na Criação, (Sl 19) , mas por causa do nosso pecado, nós, nunca poderíamos compreender de forma correta esta mesma revelação.

Desde a Criação, até um certo momento, Deus e suas criaturas (homens, anjos, animais, mundo criado) tinham uma conexão perfeita, ou seja, havia uma perfeita harmonia e um conhecimento entre os seres Criados e seu Criador.
Mas, o pecado entrou na Criação, primeiro através dos anjos (Jd 6) e depois no ser humano, corrompendo a criação (cf. Rm 5:12) e tirando a possibilidade de vida eterna e do conhecimento de Deus. Quando a Escritura explica que o “salário do pecado é a morte” (cf. Rm 6:23) é porque a morte (física e eterna) é o único pagamento que o Deus justo trás ao pecador, não há outro, Deus é Justo em todos os seus caminhos.
Alguém pode perguntar: Como alguém pode ser salvo? Se o único pagamento do pecado é a morte? O verso completa as boas notícias e diz: “…mas o dom gratuito de Deus é a Vida Eterna em Cristo Jesus.” Que dom é esse? A Revelação que a Escritura Sagrada expressa acerca de Deus.

Vamos ver isto nas palavras do Senhor Jesus em João 17:3

“E a Vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

Como alguém pode ser salvo? Através da Revelação da Escritura. Assim conseguimos compreender que a Vida Eterna é o conhecimento de quem Deus é e de Jesus Cristo o seu Filho. Os gnósticos entenderam que a salvação era simplesmente o conhecimento. A Salvação é a compreensão dada pelo Espírito Santo que transforma o pecador numa nova criatura.

Você pode pensar: estamos falando de conhecimento intelectual? Não! Definitivamente Não. Estamos falando do conhecimento que o Espírito dá através da Revelação que é a Palavra de Deus. Vamos as palavra do Senhor Jesus em Mt 11:25 para comprovar isto.

” Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.”

Nas palavras de Jesus, Deus revelou este conhecimento aos pequeninos. Nós cremos que a Revelação Geral de Deus está na Escritura Sagrada, e a Revelação que salva o pecador, também está ali. Desta forma, o conhecimento de Deus vem pelo Espírito Santo falando através da Escritura. É isto que o Senhor falou que o Pai revelou aos pequeninos.

A Escritura e seu conteúdo

Quando lemos a Bíblia vemos que Deus dotou homens santos para revelar a sua Palavra, (cf. 2Pe 1:19-20) e assim guiar o seu povo. Deus não ditou, ou ainda anulou esses homens. Deus soprou sua Palavra (inspirou) para que ela fosse Santa e Perfeita.  Os 66 livros – 39 do Velho Testamento e 27 do Novo Testamento é o que nós cristãos chamamos de “A Palavra de Deus”. O termo Bíblia vem do termo grego – Biblos – que significa livros.
Cada livro da Bíblia nos mostra a Revelação progressiva que age na história da salvação. Os livros são divididos na Escrituras em categorias, e não pela sua cronologia, isto é, não pelo tempo do escrito.

Os livros do Velho Testamento são:

1) A Lei ou Torah: estes têm os cinco primeiros livros atribuídos a Moisés: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio.

2) Os livros chamados históricos: Estes são os livros que contam a história da conquista da terra prometida até a volta do exílio de Babilônia e eles são divididos em pré-exílicos e pós-exílicos:

  • Livros históricos pré-exílicos: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 Reis e parte de 2 Reis; 1 Crônicas e parte de 2 Crônicas;
  • Livros históricos pós exílicos: 2 Reis (parte). 2 Crônicas (parte), Esdras, Neemias, Ester.

3) Livros Proféticos: Estes livros ocupam grande parte do Antigo Testamento e eles pregam em circunstâncias distintas a Palavra de Deus para o arrependimento. Eles são separados como profetas pré-exílicos e profetas pós-exílicos.

  • Profetas pré-exílicos: Isaías, Jeremias, Oseias, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Malaquias.
  • Profetas pós-exílicos: Ezequiel, Daniel, Joel, Ageu, Zacarias.

4) Livros Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiástes e Lamentações de Jeremias.

Os Livros do Novo Testamento seguem com algumas mudanças:

1) Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João – estes contam as boas novas do Messias – Jesus Cristo.

2) Livro histórico: Atos dos Apóstolos – este livro conta como a Igreja depois da ressurreição continuou a obra missionária.

3) Cartas Paulinas: que são cartas ou epístolas dirigidas a Igrejas ou à pessoas. São 13 cartas paulinas:

  • Epístolas ou Cartas à Igrejas: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.
  • Cartas dirigidas a Pessoas: 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon.

4) Epístolas Católicas ou Universais: estas foram chamadas assim porque são dirigidas a muitos irmãos não de uma região: Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas.

5) Livro Profético: Apocalipse que significa revelação.

Nós cremos que a Escritura é a Palavra de Deus util para nos ensinar a revelação de Deus em Jesus Cristo – o Messias que veio para nos salvar.

Conclusão:

Devemos de ter um alto apreço pela Escritura Sagrada. Esta foi a forma de Deus revelar-se a nós pecadores através de uma Revelação Progressiva. Jesus disse:

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Jo 5.39.

Faça um teste e comprove seus conhecimentos: 

check.jpg

ou click aqui: https://goo.gl/forms/8CuEe5jbaH7CJCCs1

Veja este vídeo que poderá lhe ajudar

Se quiser saber mais entre em: http://www.sbb.org.br/a-biblia-sagrada/os-originais-da-biblia/a-formacao-do-antigo-testamento-ou-da-biblia-hebraica/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s