FÉ E ARREPENDIMENTO – SANTIFICAÇÃO E OS MEIOS DE GRAÇA – estudo #10

Introdução: Nós estamos estudando 3 aspectos sobre a morte de Cristo que são essenciais para qualquer cristão.

1) Perdão e aceitação  (Justificação) (estudo #9)

2) Arrependimento e fé (santificação)

3) Glorificação (Consumação)

Hoje estudaremos os meios em que Deus edifica o seu povo com o arrependimento e a fé. Na Confissão de fé de Westminster (está é a doutrina da Igreja Presbiteriana do Brasil) nos mostra que Deus tem quatro meios de graça –  formas de Deus edificar e transformar a vida de seu povo.

A pergunta 88 do Catecismo Menor de Westminster (catecismo que a nossa Igreja Presbiteriana aceita como exposição fiel de doutrina especialmente para as crianças) diz:

Quais são os meios exteriores e ordinários pelos quais Cristo nos comunica as bênçãos da redenção?

R: Os meios exteriores e ordinários pelos quais Cristo nos comunica as bênçãos da redenção são as suas ordenanças, especialmente a Palavra, os sacramentos e a oração, os quais todos se tornam eficazes aos eleitos para a salvação. (grifo meu)

Ref.: At 2:41,42; Mt 28:19,20

Em outras palavras, como Deus Santifica o seu povo? São 4 formas: dois por meios ordinários e dois por meios exteriores:

Vamos examinar primeiro os Meios de Graça chamados ordinários:

1) O primeiro meio de graça é chamado de “a  Palavra de Deus”. É pela Palavra que fomos regenerados, (cf. Tg 1:18), a fé vem pelo ouvir da Palavra (cf. Rm 10:17), e a continuidade das bênçãos de Deus vem pela Palavra do Senhor.  

Isto implica que os crentes devem ler a Bíblia, ouvir sobre a Bíblia, meditar na Bíblia e não deixar nunca de ouvir a Palavra de Deus.

Deus edifica o seu povo através da Palavra, esta é a forma como Deus edifica a sua Igreja através do Espírito Santo. Neste meio de graça a Palavra nos leva ao arrependimento e a fé. Não existe fé sem arrependimento dos pecados e não existe arrependimento verdadeiro sem a fé. Costumo afirmar em nossa Igreja que são faces da mesma moeda, uma não existe sem a outra.

2) O segundo meio de graça que Deus nos deu é a oração.

É através da oração que temos 3 bênçãos de Deus: a comunhão com Deus, alívio das nossas cargas e intimidade com o Espírito Santo. Calvino, o reformador chama a oração de “o corolário da fé”, isto é, a coroação de alguém que tem fé é a oração. Nela, todos os crentes podem viver em comunhão com Deus, isto é com a Santíssima Trindade, nela podemos levar pedidos, intercessões, ações de graças, louvores e toda a comunicação por meio de Jesus, cf. 1Tm 2:1-4.

Sempre a oração deve ser feita em nome de Jesus, [cf. Jo 15:16], mas é através do Espírito Santo que oramos, [cf. Rm 8:15-16, 26-27].

Neste meio de graça o Senhor nos ensina a maravilhosa bênção da intimidade com Deus, [cf. Sl 25:14 e Na 1.7].  

“O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.”

Nós conhecemos a vontade de Deus através da oração. O modelo de oração é chamado de “A oração do Senhor”, ou o “Pai Nosso”. Jesus disse:

Portanto vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; as livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém! Mt 6.9–13.

Agora veremos os dois meios exteriores de graça:

3) O 3o meio de graça é o sacramento do batismo.

Ele é aplicado na pessoa que é batizada, mas continuamente sobre os demais que já foram batizados. Como?

Quando a pessoa é batizada ela está concordando com Deus que ele/ela pertencem ao Senhor. Isto é chamado de o “selo da justiça pela fé”, (veja Rm 4:11). O batismo é um sinal do pacto da graça e assim, como uma forma de relembrar o pacto de Cristo sobre os batizados, como um memorial que havia em Israel, (cf. Gn 17:7). Todas as vezes que o Senhor pactuava com o seus servos, Ele o fazia através da circuncisão, para ser o seu Deus e o de sua posteriadade, (veja Gn 17:8).

O que acontece uma pessoa que vê o batismo? A pergunta 167 do Catecismo Maior de Westminster ensina: que quando assistimos à administração desse sacramento do batismo ministrado à outros, somos confortados por Deus, crescemos no perdão, fortalecemo-nos na morte e ressurreição e renovamos nossos votos ao Senhor. Veja estes textos:

“A ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre de minha mãe, tu és meu Deus. Sl 22.10.”

“porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.” Gl 3.27.

Assim todas as pessoas são renovadas em na Aliança do Senhor e se fortalecem através da fé na promessa de Deus.

4) O quarto e último meio de graça é o sacramento da Ceia do Senhor.

Ele é o segundo meio exteriorde graça. Ninguém pode tomar a Ceia sem ter o batismo. Muitos não compreendem porque a Santa Ceia não é dada para todos, mas este é um meio de graça dado aos crentes e não aos incrédulos. Por isso, Paulo afirma que: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.” 1Co 11.27.

Na Ceia, participamos nos arrependendo dos nossos pecados e renovando os nossos votos ao Senhor, tudo baseados unicamente nas promessas do Senhor. A Ceia nos leva a presença do Senhor e através dela, os crentes são fortalecidos e alicerçados no Senhor. Este meio de graça exterior Calvino chama de a pregação visível da Palavra de Deus. O pão representa o corpo do Senhor que foi dado por nós e o suco da uva [vinho] representa  o sangue que nos perdoa, aceita, justifica e transforma as nossas vidas na pessoa do Senhor.

Todos estes são os meios de graça que Deus nos Santifica em fé e arrependimento.

A Glória seja dada ao Senhor!

Faça o Teste e confira seus estudos, clique aqui     Teste 1

Para ampliar seus conhecimentos sugiro a leitura de dois texto:

http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_V__2000__2/Hermisten.pdf e http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/122/Os_Meios_da_Graca  

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s