A Justificação pela Fé somente – Estudo#5

 Tema: A Justificação pela Fé somente – Estudo #5

“Justificados mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes.” Rm 5:1-2

O que é? Para que serve? Quando ela se deu? e Porque a Justificação é importante?

  1. O que é Justificação pela fé somente? Sola fide?

A Justificação é uma doutrina que crê que Deus, através da morte de Cristo justifica, perdoa, aceita livremente pecadores/as diante de Deus. Com isso, Deus não leva em consideração os nossos pecados, única e exclusivamente mediante a morte de Cristo em favor dos seus escolhidos.

Sola fide [somente a fé], é a doutrina relativa a esta graça chamada Justificação.

A Justificação é uma obra da graça sem qualquer mérito na pessoa que a recebe, ela é exclusivamente pela graça de Deus.

2) Para que serve a Justificação?

Nenhum homem ou mulher poderia ser salvo sem a Justificação. Quando a reforma expôs a doutrina, muitos disseram que a Justificação vem através da vida santificada. Isto explica a doutrina católica que só justifica aqueles que foram muito bons em vida. Há uma certa confusão com a doutrina da Santificação.

A Justificação tem a incunbência de assegurar a nossa Salvação. Deus nos aceita mediante o sacrifício de Cristo, não imputando as nossas transgressões, veja:

”…a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.” 2Co 5.19.

3) Quando a Justificação foi realizada?

Costumamos lembrar que a Salvação e suas doutrinas são chamados de “decretos de Deus”, neste sentido, a Justificação, foi feita na eternidade, mas, na história ela foi efetuada na “morte de Cristo” como diz o Apóstolo Paulo que diz:

“… o qual [Cristo] foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.” Rm 4.25.

Sim, Jesus morreu para pagar todos os pecados de uma vez por todas, daqueles que têm fé nEle, a essa justiça pela fé chama-se justificação, veja:

“ … justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,…” Rm 3.22–24.

Essa doutrina é maravilhosa, pois na cruz foram pagos todos os nossos pecados. Então afirmamos que a Justificação não se deu simplesmente no tempo, mas quando cremos pela fé somente,fomos justificados.

Um exemplo disto é a salvação dos hebreus na noite da 10a praga. A Justificação das casas se deu quando eles confiaram no Senhor colocando o Sangue do Cordeiro nos umbrais das portas, mas a salvação foi na hora do juízo de Deus que passou por cima da casa dos crentes que tinham o sinal do sangue. Assim, nós também que confiamos em Cristo seremos salvos da ira de Deus, graças a Justificação que o sangue de Cristo nos dá pela fé somente.

Já vimos o que é e para que serve, [ela protege, perdoa e aceita os pecadores da parte de Deus] e quando se deu, ela se deu na cruz de Cristo e tem o efeito quando cremos pela fé.

4) Porque a Justificação é importante? Veja Rm 5:1-2

“Justificados mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes.” Rm 5:1-2

  1. Nela temos paz com Deus por meio de Jesus Cristo nosso Senhor, v.1a

Foi Lutero na Reforma que redescobriu essa paz que a Justificação pela fé traz. É confiando na obra da cruz que os nossos pecados são perdoados de uma vez por todas.

Essa paz, alivia o nosso coração a cada pecado, a cada pensamento que a Palavra de Deus nos acusa. Essa doutrina nos garante a salvação pela fé no dia do Juízo Final. O contrário de Justificação é Condenação e Paulo afirma: “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Rm 8:1 – por isso estamos em paz com Deus e a nossa consciência.

2) Nela, na Justificação temos acesso a presença de Deus, v.2a

Antes o caminho para a presença de Deus era através de um Sacerdote, hoje, por meio do Sacerdote e da Justificação, estamos santificados pelo sangue de Cristo e por isso temos livre acesso a presença de Deus.

Este acesso é em qualquer hora, pela oração e por isso estamos [pelo sangue de Cristo] na presença de Deus.

3) A Justificação nos dá firmeza e esperança pela fé, v.2b

Essa firmeza não está em nós, mas na “Justificação pela fé”. Nós somos fracos, mas Cristo foi maior que a nossa fraqueza. Nós somos pecadores, mas pela fé e firmes até o fim nós vamos entrar na cidade eterna.

Nós somos como os discípulos, muitas vezes apavorados com as dificuldades, mas com Jesus nós chegaremos ao fim, porque fomos perdoados. Como nos diz sobre todas as bênçãos da Salvação:

“Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito:

Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” 1Co 1:30-31

Graças a Deus somos Justificados pela fé somente!

“Justificados mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes.” Rm 5:1-2

Faça o teste e comprove seu conhecimento e clique aqui: TESTE

Se quiser ouvir mais sobre este assunto  acesse: Sound cloud

Veja os outros estudos:

Estudo #1 O que significa ser cristão?

Estudo #2 Qual a importância da fé salvadora?

Estudo #3 Conversão e regeneração 

Estudo #4 – A TRI-Unidade de Deus 

Anúncios

2 comentários sobre “A Justificação pela Fé somente – Estudo#5

  1. Gostei mais do POST cast…
    O Estudo escrito, muito teológico… Kkk

    Continue fazendo…
    Filme. Vc falando o que escreve…
    Aí, da Jogo…
    Juba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s