Reforma Protestante 499 anos: 2016 – 10 razões porque a Igreja necessita de um Reforma Protestante

dia-da-reforma-protestante2-533x500Deus não faz reformas no ser humano, ele mata e regenera, mas na Sua Igreja Deus aviva e Reforma. Igreja reformada sempre reformando.  A Igreja necessita de Reformas e Avivamentos para que a excelência do poder seja de Deus e não de homens para que ninguém se glorie. 
Depois que li o livro: O que é um Evangélico de Martyn Lloyd Jones, minha concepção ecumênica mudou. A pergunta é: A quem chamamos de irmão? Quem está contra a Igreja de Cristo? Quais os ANTICRISTOS que vivem ao nosso redor? Antes de responder é necessário estabelecer com clareza lugares e o piso em que pisamos. 
  1. Só há uma Igreja verdadeira a qual está espalhada no mundo inteiro, só Deus conhece, por que estes são os que foram lavados e justificados pelo sangue do Cordeiro, (cf. Ap 7:14). 
  2. Há uma Igreja Invisível que só Deus conhece e uma Igreja visível que milita na terra. Esta é chamada de Igreja militante, pois ela vive em vários lugares com diversos nomes. Ela tem princípios que que são fundamentais pelos quais eu as chamo de irmãs. Estes princípios são: 
1) Somente Cristo Jesus é o único Salvador dos homens. [Solus Cristus]. Não há salvador e nem salvadora fora de Cristo Jesus. Batismo, Igreja, Maria,ou qualquer outra coisa não pode salvar o pecador e a pecadora. Somente o sacrifício de Cristo pode fazer isto. A Igreja Católica pregava salvação por Jesus e por outros meios errando assim, e pior desviando as pessoas da verdadeira salvação, por isso o Solus Cristus, foi e é importante. 
2) Somente a Graça. [Sola Gratia]. Somente a Maravilhosa Graça de Deus pode salvar o pecador. Muitas pessoas pensam que são salvas porque são boas, ou por que vão a Igreja e assim, Deus as viu e lhes pagou a salvação como mérito, isso está errado. Somos salvos pela graça, sem mérito humano ou de qualquer outro fator, mediante a fé e isto não vem de vós é dom de Deus, Ef 2:8. A graça é dom de Deus.
3) Somente a fé. [Sola fide]. A única coisa que Deus requer para justificar o pecador/a é a fé. Ela é a razão da Justiça de Deus ao pecador, por isso, a fé não é obra humana, inicialmente é a fé dada por Deus que nos faz ver a graça maravilhosa, ela é dom de Deus. Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado como justiça, Gn 15:6. No Hebraico, quando o verbo está no causativo (Hiphil) há uma força anterior para impulsionar a ação. Por isso a fé não é de Abraão, mas ela vem de Deus, para que essa fé trouxesse a justiça de Cristo sobre ele e assim fosse ele justificado pela fé. Por isso a fé não é uma obra humana, mas o dom da graça.
4) Somente a Escritura. [Sola Scriptura].  A autoridade da Igreja não está na tradição, ou nos Concílios, ou nas normas e nem tão pouco no Papa. Esta autoridade deve sempre ser buscada na Escritura do V.T. e do N.T.  Não são os teólogos e nem qualquer livro que interpreta a Bíblia, mas a própria Bíblia se auto interpreta. Há um perigo de ser Igreja sem Bíblia, e que vive aos ditames dos seus profetas. Há Igrejas que são mais bíblicas do que outras, por isso o que deve reger a Igreja e a nossa conduta é Cristo e a fidelidade a Palavra de Deus. 
5) Somente a Deus toda a glória. [Sole Deo gloria]. O culto, o sacerdócio universal de todos os crentes e a igualdade entre homens e mulheres devem ser pregados. Embora existam funções diferentes e papeis diferentes, Deus nos fez a sua Imagem e semelhança, home em mulher (cf. Gn 1:27), mas toda a glória deve ser dada somente a Deus, não aos homens, não a Igreja e não aos salvadores da pátria, somente a Deus. 
Os “solas reformados” foram as formas em que os Reformadores encontraram para unificar a teologia e dizer que a Igreja era bíblica. Por isso escrevo sobre 10 razões porque as Igrejas precisam de uma Reforma hoje em 2016. 
  1. É preciso protestar contra o abuso de autoridade de homens e mulheres que estão tomando o lugar de Cristo, dizendo que só a Igreja deles pode salvar, estes têm apresentado falsos cristos, falsas Igrejas e falsos profetas;
  1. É preciso protestar contra a falta de Bíblia dentro das nossas Igrejas evangélicas. A Ignorância é o pior de todos os pecados, pois muitos manipulam as pessoas por que as mesmas não conhecem a Palavra de Deus. 
  1. É preciso protestar contra o abuso do clericalismo, dos coronéis e contra homens e mulheres que usurpam o poder dentro da Igreja de Cristo. Na Igreja de Cristo, todos são iguais, não há os melhores e os piores, há salvos e não salvos, mas com respeito e amor e não com abuso de autoridade, a Igreja caminha, não há Papas, há igualdade. 
  1. É preciso protestar contra a falta de entusiasmo e fervor nas coisas concernentes ao nosso Deus, pois há entusiasmo demais por homens, por cantores, por pregadores, por shows e menos pela Palavra de Deus; 
  1. É preciso protestar contra a falta de fé das pessoas ao nosso redor. A fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Cristo, não há Cristo, não há Palavra e por isso não há fé verdadeira; 
  1. É preciso protestar contra a Salvação que prega que o homem se salva. Eu decido, eu me salvo é contrário a Reforma e aos Solas “gratia e fide”, é preciso voltar a pregar que só a graça imerecida e a fé como dom de Deus pode ressuscitar os mortos; 
  1. É preciso protestar contra os políticos que utilizam-se de seus cargos eclesiásticos para se promoverem. Se você é chamado ao magistrado (cargo público) pare de se chamar Pastor, porque o Pastor deve ter a liberdade de criticar a política. A Igreja e o Estado não podem andar de mãos dadas, veja a vergonha que é [alguns pastores] levarem aos púlpitos homens corruptos que se dizem evangélicos, como o Eduardo Cunha; 
  1. É preciso protestar contra aqueles que defendem somente os evangélicos, fomos chamados a fazer justiça como o nosso Deus, Ele faz vir chuvas sobre justos e injustos. É preciso tomar cuidado com alguns que estão (em nome de poderes e partidos) dizendo coisas e defendendo princípios que só visam uma classe elitizada de pessoas. Estes dizem em quem votar e em quem não votar. Cada cidadão e cada cristão deve examinar sua consciência e não ir atrás do Pastor fulano de tal e nem do deputado/senador evangélico, nós devemos de lutar pela justiça e não pela causa de determinados partidos;
  1. É preciso protestar contra a falta de Evangelismo na vida de muitos cristãos. Substituímos a comunicação do Evangelho oral pelo Wats app, facebook e outras mídias sociais. Mas devemos voltar a pregar com poder a todos que, se não voltarem ao Senhor Jesus e crerem na justiça que vem da Escritura eles estarão perdidos e a ira vindoura cairá sobre eles; 
  1.  É preciso protestar contra a falta da centralidade de Deus no culto. As músicas são individualizantes, narcisistas e só porque é da moda gospel devem ser cantadas. Nestas, nos esquecemos da teologia, e da Bíblia. Também vê-se que no culto cabe tudo o que não é para a glória de Deus. Muitos, colocam no culto elementos que não são para a glória de Deus, tais como danças e coisas que não pertencem ao culto. Elas são adicionadas para entretenimento e por prazer das pessoas.  Já ouvi pessoas falando de Culto do Bebê, Culto das crianças, culto das senhoras, etc…, todas essas nomenclaturas devem ser rejeitadas – Somente a Deus toda a glória! 

Que o Senhor nos abençoe! 
Anúncios

Sobre ipasigreja

Esta é uma Comunidade que pertence a Igreja Presbiteriana do Brasil e que tem por finalidade pregar o Evangelho de Cristo e edificar os cristãos na graça de Cristo. Nossa doutrina é Reformada!
Galeria | Esse post foi publicado em Mensagem. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Reforma Protestante 499 anos: 2016 – 10 razões porque a Igreja necessita de um Reforma Protestante

  1. Pingback: Reforma Protestante 499 anos: 2016 – 10 razões porque a Igreja necessita de um Reforma Protestante | IPAS – Igreja Presbiteriana de Araçoiaba da Serra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s