UM CEGO GUIANDO OUTRO CEGO

Mateus 15:14  Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.

Quando Jesus se referiu a isto, Ele mostrou aos discípulos que o problema da sociedade e de cada um não está na educação e sim no coração. Não é o que entra pela boca que contamina, mas o que sai do coração. Nossa sociedade tem o coração mau e longe de Deus e tenta impor suas regras para conter o avanço do erro, do pecado e não consegue, por que? Porque está longe de Deus e não sabe discernir uma mão da outra, quanto mais a sua cegueira.

Falo isto como um protesto contra uma reportagem da Rede Globo (e não só da Globo mas de outras emissoras também) sobre uma professora que sugeriu ao pai que corrigisse seu filho, mandando-lhe um bilhete. Veja em  http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/06/professora-sugere-pais-que-usem-vara-ou-cinta-para-educar-aluno.html.

Primeiro, reconheço que a professora também errou, pois não devemos de chamar ninguém de “burro” por que não consegue aprender; segundo, há o erro da inclusão que vira exclusão, pois no afã de colocar crianças deficientes junto com crianças normais, que é programa do governo geral, você dificulta o aprendizado fazendo com que a profesora/or fique sem opção, desculpe a sinceridade, mas essa criança estaria aprendendo melhor se estivesse numa escola especializada para ela. Isso não justifica os erros dela. Uma classe com 30 alunos não tem condições de inclusão. Mas, não é prova de um cego guiar outro cego? O Sistema está errado.

Eu gostaria de defender essa professora em nome dos pais e dos professores, pois a reportagem é injusta por causa de algumas coisas:

1) Não se ouviu a professora, apenas olhamos os resultados;

2) Os professores tem aguentado essa política imposta (além de ganhar muito mal) de que eles tem que aguentar tudo o que as crianças/adolescentes e adultos fazem dentro e as vezes fora da sala de aula;

3) O Conselho Educacional deveria de sondar junto com o Conselho tutelar como é e qual é o problema que este menino tem para uma professora tem sugerido tal ação;

4) A TV ouviu somente os pais, e pergunto: onde estava a professora? Julgada, banida e ridicularizada pela TV como desequilibrada, (gostaria de saber como a Sandra Annemberg agiria com uma criança assim?);

5)  Além disso a TV ridiculariza, desautoriza e julga sem misericórdia alguns erros da professora. Será que os repórteres da globo não erram, será que nós não erramos? (Se quiser ver alguns basta perguntar ao Youtube ou ao Google sobre os erros dos repórteres).  Todos erram, mas esse menino (que eu nem conheço) precisa de acompanhamento especial e mesmo sendo uma criança especial, necessita de disciplina.

O problema as vezes é tratado pela pedagogia e pela psicologia (que vem de escolas repressivas – basta olhar a idade deles e veremos que nasceram entre os anos de 1950 a 1980) de forma simplista, está errado disciplinar  uma criança. Talvez a definição de disciplina precisa ser revisada, pois disciplina é correção, ensino com sistematização e as vezes até com dor. Aliás toda disciplina requer uma certa dor, pois implica em correção e ninguém gosta de ser corrigido. Dentro da nossa sociedade vivemos num momento em que qualquer disciplina para os filhos pode ser considerada como uma agressão. Se os pais não corrigem seus filhos quem corrigirá? E aí em nome da defesa da família estamos criando verdadeiros “bichos” dentro de casa, crianças “mimadas”, “exclusivistas” e além do mais, “mal-educadas”. O que fazer?

Para a Educação, lamento dizer, vai piorar, não quero ser pessimista, mas realista. Enquanto não voltarmos para a educação e repensarmos os valores da sociedade, e ainda, valorizarmos a família, enquanto não priorizarmos a educação familiar, teremos mais e mais pessoas e indivíduos desequilibrados e uma educação carente de “olhos” numa sociedade cega.

Que Deus tenha misericórdia dos dias que virão.

Pr. Ede

Anúncios

Sobre ipasigreja

Esta é uma Comunidade que pertence a Igreja Presbiteriana do Brasil e que tem por finalidade pregar o Evangelho de Cristo e edificar os cristãos na graça de Cristo. Nossa doutrina é Reformada!
Esse post foi publicado em Mensagem e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s