DEFENDENDO O TERRENO DE DEUS

II Samuel 23:11-12

11 Depois dele, Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugia de diante dos filisteus.
12 Pôs-se Sama no meio daquele terreno, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou grande livramento.
(2Sa 23:11-12 ARA)

QUAL É O TERRENO QUE ESTAMOS DEFENDENDO?

EU VOU DEFENDER O MEU LAR

O momento em que vivemos é de muita confusão e transtorno para a família. Não somente para a família, mas também para a Igreja, onde a gente esperava vida temos visto morte, e pra que ninguém me entenda errado eu me refiro a forma como os crentes vivem neste mundo.

A Palavra de Deus nos exorta a não amar o mundo, nem as coisas que estão no mundo e muitas vezes o mundanismo está tão dentro das nossas casas que cristãos começam a imitar o mundo, começam a dançar como o mundo dança, começam a viver da mesma forma que o mundo vive. Aí perguntamos: por que a família está tão fraca, porque a Igreja está tão fraca, por que eu estou tão fraco? A resposta é uma só, quando não vivemos de acordo com os padrões do Senhor, a consequência é derrota e derrota terrível.

Sede santos como eu sou Santo, o padrão da Igreja, o padrão da família é: fomos chamados para viver de forma diferente do mundo. Uma Igreja em que os adultos e os jovens vivem segundo o mundo é uma igreja que só tem derrotas. As famílias que não buscam a Deus são famílias derrotadas, famílias estéreis, famílias que sabemos que os filhos que deveriam ser herança se tornaram um peso para a sua casa.

Meu irmão/ã você imagina que é só o mundo que investe contra seu lar, mas a palavra de Deus nos informa que o Diabo investe contra nós todos os dias. Veja como as pessoas se perdem. Eu estava vendo um estudo sobre as 3 parábolas de Jesus em Lc 15 – a parábola da ovelha perdida, a parábola da drácma perdida e a parábola do filho perdido. O pregador disse:

1) Tem muitos que se perdem e saem das coisas de Deus porque são tontos que nem uma ovelha, a porteira está aberta e elas saem. Você já viu essa expressão: Eta mundo veío sem porteira!  Tem gente que vai para o mundo porque a porteira está aberta, saiu de perto do Pastor, aí o mundão está aí. E eja tonta e sem muita malícia vai embora!

2) Tem um outro grupo que se perde como uma drácma. Veja nenhuma moeda se perde sozinha, ela é levada para se perder, e aqui entra o nosso papel de conselheiros, testemunhas de Cristo em todos os lugares, e há também, gente que não vive o Evangelho de acordo com Cristo. Conta-se a história de um Presbítero que morreu e o velório foi na Igreja. O pastor pregou e falou as palavras de consolo pra família e disse: alguém gostaria de falar sobre o irmão? Fizeram uma fila e cada um começou a dizer algo que aquele homem fazia: Eu queria falar do melhor conselheiro que já tive; eu queria falar do melhor professor de escola Dominical que eu já tive…. a viúva chamou um dos filhos e disse, filho veja se é seu pai mesmo que está ali no cachão?

3) Tem um outro tipo de perdido que é aquele que sai da Igreja como o filho chamado pródigo, que conheceu as coisas de Deus, mas sai porque quer, igual aquele menino da parábola. Eu quero a prostituição, eu quero a bebida, eu quero o lamaçal. Como a palavra de Deus nos exorta, Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal. (2Pe 2:22 ).

O QUE PRECISAMOS PARA DEFENDER?

Se você olhar esse Samá, ele não é um homem de destaque na Bíblia. Mas na geração dele, Deus o abençoou contra os inimigos que vieram invadir as terra de Israel ele não deixou. Há algumas coisas que precisamos ter para defender as coisas de Deus:

1) Para você defender alguma coisa você precisa amar. Sem amor não há defesa de nada. Você ama a sua casa? Você ama a sua Igreja?

Ame o seu lar, ame as terras que o Senhor lhe deu, ame a Igreja do Senhor na qual você está, ame as pessoas que estão ao seu redor.Alguns não defendem porque não amam mais. Você está nessa condição? Tem gente que gosta de ir pra determinadas igrejas porque não tem amor pela própria Igreja.

Hoje vivemos em dias em que compromisso e amor quase não existem. Talvez você não tenha que ouvir o que vou dizer, mas você tem amado a sua casa? Quem ama luta, quem ama trabalha para melhorar. Pense na Igreja, pense em sua casa.

2) A segunda coisa que você precisa entender é que precisamos ter consciência da batalha. Parece que Sama tem esse perfil,, v.11 – quem está vindo, onde se ajuntam? Quem são os nossos inimigos? Onde está o problema na sua casa? Onde estão os problemas da casa do Senhor?

Identificar que a nossa luta não é contra as baladas que jovens estão, nem a nossa luta é contra a imoralidade que ronda no meio do povo de Deus, mas a nossa luta é contra “principados e potestades” contra poderes que afastam crentes novos, contra o Diabo que quer desmoralizar as nossas palavras, contra as forças que arrastam nossos filhos para o pecado e por fim para o inferno.

Sem consciência da batalha proferimos golpes no ar, pra nada, não serve de nada.

3) A terceira forma de lutar é defender o campo. v.12 veja que ele defendeu no meio daquele terreno. Onde você está na sua casa? Onde você está  na Igreja? Alguns gostam de falar mas não se envolvem na batalha. Quantas pessoas que jogam pedras de longe, mas não arregaçam as mangas. A casa é minha pastor, e eu vou defendê-la até morrer.

Tem gente que já morreu e esqueceu de enterrar não é verdade! Quantos que não aguentaram a batalha e desistiram do casamento, dos filhos, da Igreja, do pastor, e por fim estão desistindo da fé?

Aprenda a defender o seu campo e Deus será contigo. Esse Samá tinha pai e tinha mãe, e era um homem de Deus e assim como pessoas pequenas como nós,  defendeu o terreno e o Senhor foi com ele.

O inimigo não poupa esforços para atacar, e se deixarmos ele se instalar em pequenos terrenos, seremos derrotados. Quando você ver coisas erradas, fale. Não fique esperando o pastor falar, levante-se e fale.

Muitos pais vão se calando a medida em que os filhos crescem e esse tem sido o erro da nossa geração. Deixa o menino, o que é que tem demais isso? E os nossos filhos vão se afastando de Deus mais e mais. Pais que não defendem seu campo vão ser julgados na presença de Deus – olhe este texto que me chamou a atenção nesta semana de Is 56:9ss

Tem hora que os nossos filhos não gostam quando apontamos os seus erros, como a Igreja também não gosta quando disciplinamos pessoas e exortamos alguns a arrependerem-se e voltarem para o Senhor.

Pastor: é só um pedaço de terra, dizem alguns, e desistem de lutar,  e como muitos no v.11 – o povo vai fugindo. é muito mais fácil fugir do que lutar? Quantas pessoas estão assim nas nossas igrejas? nos nossos lares? Nós não temos forças, não temos recursos, não temos nada. Você está como Samá ou como o povo que foge?

Onde você está   e quem é Samá?

1) So defende quem está preparado, v.12 –

a) O primeiro campo de batalha que você precisa defender contra o inimigo é a sua vida;

Como falar em casa se você não é exemplo?

O Diabo e o mundo e a carne são os Filisteus que tem avançado no campo do Senhor. Ai daqueles que permitem isso. Ai daqueles que brincam com o Senhor, ai daqueles que não ouvem os mais velhos.

2) Eu não vou permitir os pés dos filisteus no terreno que o Senhor me deu, v.12

Queridos não permitam que os Filisteus avancem sobre nós. Não deixem as coisas do mundo entrarem dentro da sua casa. E nem dentro da Igreja.

Ex. o Titanic adentrando naquele oceano e depois o oceano adentrando dentro do Titanic.

3) Hoje é o dia da tua libertação, levante-se como Samá e pode ser que o Senhor Deus abençoe você e sua casa  com um grande livramento: Josué disse; Eu e a minha casa serviremos ao Senhor, Jz 24:15. Rompa com o o erro, mude de vida, não permita que os filisteus tomem posse da tua terra, não permita que o Diabo tenha lugar sobre você! Hoje o Senhor nos dará o grande livramento, é preciso lutar, mas com Deus somos mais que vencedores.

Pregado em 05/05

Rev. Edvaldo Beranger

Anúncios

Sobre ipasigreja

Esta é uma Comunidade que pertence a Igreja Presbiteriana do Brasil e que tem por finalidade pregar o Evangelho de Cristo e edificar os cristãos na graça de Cristo. Nossa doutrina é Reformada!
Nota | Esse post foi publicado em Mensagem e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s