COMO SABER QUE TENHO A VIDA ETERNA?

COMO TER A CERTEZA DE QUE SOU SALVO?

“Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” (1Jo 5:13 ARA)

Com você sabe que é salvo? Como você sabe que a morte de Jesus foi eficaz sobre a sua salvação? Como você pode pode ter certeza que isto é real pra você?

Como saber que somos de fato salvos?

A 1a carta de João toda foi escrita para confirmar a fé e a confiança em Cristo. Na época de João havia alguns que negavam a divindade do Senhor Jesus, estes eram chamados de judaizantes e outros que negavam a sua humanidade, estes eram chamados de gnósticos. Hoje  os que negam da divindade são os TJ e os que negam a sua humanidade são parecido com os espíritas.

Mas o que nós queremos aqui é examinar as nossas vidas e saber e comprovar a vida eterna em nós mesmos: O texto diz: Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna… (1Jo 5:13 ARA)

Que coisas ele escreveu?

Em 1 Jo 1:5-6 nós temos uma informação que poderíamos avaliar:

1) E preciso sempre avaliar como estamos andando:

a) Cuidado com o que se fala e o que se está vivendo;

b) E perigoso viver na mentira;

c) Deus é luz, v.5 e quando vivemos com coisas escondidas não estamos nEle.

Você tem algo escondido em que as pessoas não sabem acerca de você?

Se você está vivendo nas trevas você não está no Senhor, é preciso sair disto, pois uma vida na mentira não tem certeza de nada.

O que fazer? Saia disto, o v.7 nos mostra alguns sinais das trevas:

1) Falta de comunhão na Igreja, a Igreja fica fria quando há pecado  e trevas na vida dos irmãos. As vezes esses pecados são por falatórios inúteis, as vezes por que as pessoas estão pecando no interior de suas casas. Quem busca a Deus ilumina a sua vida e anda na luz. O sangue de Jesus o purifica de todo o pecado.

2) E preciso entender e confessar a natureza do pecado, v.8-10

a) O pecado nos afasta de Deus;

b) Há dois tipos de pecado no texto: o primeiro no v.8 (singular) se refere ao estado da nossa alma. O texto diz que se você disser que não tem “natureza de pecado” que era o que os judaizantes diziam: nós não temos natureza de pecado pois Deus já nos libertou disto. geralmente esse tipo de pessoa gosta de apontar o erro dos outros, mas nunca enxerga o seu próprio estado e miséria.

c) O texto diz que se você disser que não tem pecado (natureza) você está enganado, não vivendo na verdade de Deus.

d) A segunda forma de pecado está no verso 10, que nos mostra atitudes de pecado: “cometido pecado”, isto é se falarmos que não cometemos pecados, fazemos Deus (a verdade) mentiroso e sua Palavra não está em nós.

e) Mas se confessarmos, se admitirmos os nossos pecados, (a ideia do Subj Aor é algo imediato, com ênfase imediata, diferente do presente que demonstra continuidade). Assim é uma ordem para confessar, admitir e que imediatamente nos sentimos perdoados e limpos. Veja que o perdão já aconteceu na cruz do Senhor, mas os efeitos desse perdão estão na nossa confissão para o nosso intercessor.

3) E preciso lembrar que não devemos viver no pecado, mas os pecados foram propiciados e coberto pela morte de Cristo, 2:1-2

a) Cristãos que vivem a pecar não tem certeza que são salvos, mas crentes que caem e buscam a Deus como o Advogado de suas almas confiam em Deus.

b) Jesus é a cobertura dos nossos pecados,e o verdadeiro crente confia nessa verdade.

4) Uma das formas de saber que você é salvo é se você guarda os mandamentos de Deus, 2:3-5

a) Ele diz sabemos que o temos conhecido, com a condição que se  guardarmos os mandamentos é porque somos dele.

b) A questão não é conhecer os mandamentos e sim guarda-los, v.4 – há muitos mentirosos e João estava vendo que dá pra esconder muitas coisas, mas o amor é a certeza de que estamos nEle

c) Quando você guarda a Palavra o amor de Deus está sendo aperfeiçoado em nós. A obra da cruz está nos amoldando e nos dando o que Ele prometeu. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. (1Jo 3:15 ARA)

5) Como saber se você tem a Vida Eterna? I Jo 3:9-10 é a última dica, que eu quero destacar, lembre-se que João tem outras coisas para nos mostrar, mas eu estou destacando essas: Você precisa ter a certeza da semente em você.

a) O que é nascido de Deus não vive na prática do pecado;

b) Este não pratica o pecado porque tem a divina semente, ora esse não vive pecando, ou não vive no errado, não vive no estado que desagrada a Deus. v.9

c) Você já nasceu de novo? Só existem dois tipos de pessoas aqui dentro deste recinto e dois tipos de pessoas no mundo segundo o v.10

d) Quem não pratica justiça não procede de Deus e sabe que não é de Deus. Logo, praticar a justiça é amar a seu irmão. Você tem amado?

1) Como você está andando?

2) Como está o pecado na sua vida?

3) Você tem conseguido evitar o pecado? Tem tido poder sobre o pecado ou o pecado te escraviza?

4) Você tem guardado od mandamentos do Senhor ou você nem lê a Palavra de Deus?

5) Você  já nasceu de novo? Tem certeza?

Anúncios

Sobre ipasigreja

Esta é uma Comunidade que pertence a Igreja Presbiteriana do Brasil e que tem por finalidade pregar o Evangelho de Cristo e edificar os cristãos na graça de Cristo. Nossa doutrina é Reformada!
Esse post foi publicado em Mensagem e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s