QUALIFICAÇÕES PARA DIÁCONOS E PRESBÍTEROS

bibliotecaQUALIFICAÇÕES PARA DIÁCONOS E PRESBÍTEROS

“Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;” (Atos 6:3)

Amados irmãos, dentro de 1 mês (05/05/2013) estaremos escolhendo 2 Diáconos para a nossa Igreja . Nesta pastoral gostaria de informar a IPAS sobre as qualificações e os deveres de um oficial. Começamos denominando o que é um oficial da IPB. Nossa Constituição diz:

Art.25 – A Igreja exerce as suas funções na esfera da doutrina, governo e beneficência, median-te oficiais que se classificam em:

a) ministros do Evangelho ou presbíteros docentes;

b) presbíteros regentes;

c) diáconos.

§ 1º – Estes ofícios são permanentes, mas o seu exercício é temporário.

§ 2º – Para o oficialato só poderão ser votados homens maiores de 18 anos e civilmen-te capazes.

O primeiro requisito sobre a eleição de Diáconos e Presbíteros é que eles têm que ser de boa reputação e cheios do Espírito Santo, ou seja, homens que saibam ensinar e servir a Igreja com amor ao Senhor e zelo pela Igreja.  Não adianta a Igreja escolher pessoas que não são assíduas e zelosas na Igreja.

A Igreja Presbiteriana ainda não tem oficiais mulheres, mas caminha para isto. Logo teremos diaconisas e outros ofícios para as mulheres, mas por enquanto devemos de escolher segundo as características e que estejam dispostos a trabalhar para o Senhor. A palavra de Deus nos ensina em I Tm 3:8-9 algumas características para a escolha dos Diáconos e Presbíteros: “quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.” (1Ti 3:8-10 ARA)

1)     Eles devem ser respeitáveis, isto é alguém que se expressa com seriedade e não alguém que não tem autoridade;

2)     Por isso deve ter uma só palavra, e estarem convictos do que pensam de acordo com a Palavra;

3)     Não inclinados a muito vinho, isto é, Diácono deve ser exemplo na moderação do álcool, especialmente numa época em que todos os evangélicos são contra o álcool, assim não deve o oficial ser motivo de brincadeiras;

4)     O diácono não pode ser ganancioso quanto as coisas, mas exemplo de amor conservando a fé com consciência limpa;

5)     O Diácono e o Presbítero deve ser um homem experiente, isto é, alguém que tem tempo na Igreja e conheça o bom funcionamento das coisas;

6)     Assim deve ele ser irrepreensível, alguém que ninguém pode falar nada contra;

Há duas formas de escolher um Diácono ou Presbítero na IPB; o 1º modo é o despertar do Espírito Santo manifestando-se na própria pessoa e no trabalho; o 2º modo é o reconhecimento da própria Igreja quanto ao dom do irmão. Assim a Igreja escolherá segundo a vontade de Deus. As funções de Diácono são segundo a nossa Constituição (CI/IPB):

Art.53 – O diácono é o oficial eleito pela Igreja e ordenado pelo Conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente:

a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos; (Dízimos e Ofertas)

b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos; (Visitas e ajuda)

c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino; (zêlo pelo trabalho e ordem na casa de oração);

d) exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.

Um último aviso é que a IPB notificou através de sua Comissão Executiva que o oficial não pode ser maçom, conforme a resolução do Supremo Concílio da IPB:

CE – 2012 – DOC. LXX: Quanto ao documento 120 – Proposta sobre Maçonaria : A CE-SC/IPB – 2012 RESOLVE: 1. Tomar conhecimento. 2. Considerando que a decisão tomada pelo SC/IPB – 2006 e ratificada no SC/IPB – 2010 definem a incompatibilidade da maçonaria com a fé cristã. 3. Que o cumprimento das decisões supracitadas implicam na não existência de oficiais maçons. 4.Determinar que sejam cumpridas por todos os Concílios da IPB as decisões sobre a maçonaria no SC/IPB – 2006 e 2010.

Fiquem com Deus e oremos para a eleição dos oficiais que o Senhor escolher;

Pastor Ede

Conselho da IPAS

Anúncios

Sobre ipasigreja

Esta é uma Comunidade que pertence a Igreja Presbiteriana do Brasil e que tem por finalidade pregar o Evangelho de Cristo e edificar os cristãos na graça de Cristo. Nossa doutrina é Reformada!
Esse post foi publicado em Educação Cristã e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para QUALIFICAÇÕES PARA DIÁCONOS E PRESBÍTEROS

  1. Andre Storck disse:

    Não caminhamos para aceitar mulheres nos ofícios não irmão!
    A IPB é firme na Palavra de Deus, que deixou os ofícios da igreja apenas sobre os ombros de homens!
    Mulheres e homens tem o mesmo valor e importância diante de Deus, mas Deus colocou funções diferentes para cada um.
    Na paz.

    • ipasigreja disse:

      Respeito a sua opinião querido irmão, mas ainda penso que há antes da queda uma distinção apenas funcional de papeis e a mulher antes do pecado era a Imagem de Deus, [Gn 1:27], o que diferenciou e colocou a mulher abaixo do homem foi o pecado, [Gn 3:16]. Depois de Cristo vamos continuar no esquema do pecado? Pense nisto! Esse texto sempre é excluído das discussões, mas no texto de Joel repetido no dia de Pentecostes, [cf. At 2:17-18], nos lembra que os privilégios do Espírito [que na Antiga Aliança era exclusivamente sobre homens, com exceção de algumas mulheres que lideraram com Débora] era sobre alguns homens, agora é sobre SERVOS E SERVAS, vossos FILHOS E VOSSAS FILHAS, veja que a ideia é sobre todos. Vamos continuar pensando sobre a Palavra?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s