Exortações disciplinares sobre os perigos da fé ou o como combater o bom combate

Padrão

Exortações disciplinares sobre os perigos da fé ou o como combater o bom combate

Texto paralelo: I Tm 4:16 “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina.”

Veja esta frase: “Um homem pode ir ao Inferno com um certo conhecimento, mas certamente irá para o o Inferno sem conhecimento nenhum.”

As cartas de Paulo a Timóteo são de uma profundidade teológica e uma capacidade de exortação muito grande. Hoje, quando vemos pessoas vivendo de qualquer forma e dizendo-se cristãs, isto nos assusta. Nesta carta o apóstolo mostra algumas exortações para um jovem que precisava de encorajamento devido a sua timidez, sua forma de ser para que ele mesmo (Timóteo) não viesse a ser desqualificado.

Você já pensou que uma pessoa que frequenta a Igreja pudesse ser desqualificada e ir para o Inferno? Muita gente não pensa nisto, mas permita-me te incomodar com algumas coisas. É neste sentido que estou falando em certas “disciplinas espirituais”. Existem vários tipos de disciplinas que são chamadas de matérias nas escolas: as disciplinas exatas que são as matérias de matemática, física, química, etc…; as disciplinas humanas que são as matérias de filosofia, ciências sociais, OSPB (organização social da Política Brasileira), etc… (há disciplinas biológicas, metodológicas, teológicas, antropológicas, etc…). Assim o conhecimento é caracterizado por áreas e disciplinas diversas para aprofundamento do conhecimento.

Em Teologia, chamamos disciplinas espirituais, aquelas que nos ajudam a conhecer melhor nossa posição em Cristo, nossas vidas, o conhecimento daquele que nos amou e a Palavra de Deus. Alguns dizem que as disciplinas são somente: oração, estudo e meditação, mas gostaria de apresentar disciplinas de avaliação da nossa fé, disciplinas que o apóstolo coloca para Timóteo medir e ver sua posição, sua vida e seu amor a Cristo.

Você já sentiu duvidas quanto a salvação? Dúvidas quanto à vida? Uma boa notícia é a que você não é diferente dos cristãos que eu conheço e nem diferente de mim, mas a má notícia é que você precisa de disciplinas espirituais para avaliar sua posição e o conhecimento é essencial para isto. Talvez seja a grande expectativa de Paulo nesta carta, pois ele diz no v.1 – Jesus é a nossa esperança, – não temos outra esperança de salvação, nem o que fazemos ou onde frequentamos, mas somente Jesus.
Observe que a vida eterna está em Cristo, sem Ele você não pode ser salvo, sem Ele não há esperança, sem Ele é impossível conhecer a Deus.

Veja que o apóstolo chama Timóteo de “filho na fé” v.2, e o que você quer para o seu filho? O melhor, aquilo que você tem. Cuidado com o filho na fé: graça ,misericórdia e paz é o que todos nós necessitamos para viver, (misericórdia é citado cerca de 3 vezes neste 1o capítulo, v. 2, 13, e 16). O texto nos mostra que Paulo deixou Timóteo em Éfeso para admoestar certos indivíduos, v.3 para não ensinarem outra doutrina. (Gl 1:8 e 2Co 2:17). O perigo é que o que você pensa determina o que você faz e anda. Quantas pessoas saem do caminho por que não conhecem muito bem o Senhor Jesus! É isso que vamos ouvir hoje.

Será que estamos na doutrina correta? Será que estamos salvos? Ou enganados?
Tema está em: v. desvio, v.6; opor-se a sã doutrina, v.10; combate firmado nelas, v.18; naufrágio na fé, v.19,

Divisão do texto: 1) Introdução: v.1-2; 2) Cuidados com o ensino, v.3-11; 3) Testemunho pessoal do Apóstolo, v.12-17 e 4) Cuidados com a vida espiritual, v.18-20.

Introdução: v.1-2 – nossa esperança – fé, graça, misericórdia e paz – o que todos nós precisamos;

Razão: v.3 – admoestação para alguns, v.3 – por quê?

O que estes fazem: v.3-4

1) ensinam outra doutrina, v.3b
2) dão ouvidos a fábulas (μύθοις), v.4a
3) e a genealogias sem fim, v.4b

Elas causam discussões do que a edificação de Deus na fé, v.4b – em outras palavras: discussão que não nos faz crescer na fé. Blábláblá e não serve pra nada.

Algumas questões para estudo: O local de background é Éfeso, v.3 – quais as coisas que temos em Éfeso, que tipo de Religião encontramos lá?

Ap. 2:2 temos; “homens maus”; “alguns que se declaram apóstolos e não são”;
At 19:9 nos mostra que quando Paulo esteve em Éfeso encontrou alguns “empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho”,

O que nós precisamos para nos disciplinar?

1) E preciso saber as doutrinas bíblicas para compará-las com o Evangelho;
2) Que tipo de ensino tenho? Será que compreendi corretamente as coisas de Deus, ou a sã doutrina?
3) Ao que tenho dado ouvido? Assuntos que não levam a edificação?

Timóteo foi enviado para admoestar estes que podem se perder em algumas coisas: v.5-6

1) O Evangelho traz amor que procede de um coração puro, v.5a – coração limpo,
Cuidado com o coração (sede das vontades) sujo, malicioso, pensamentos de mágoa, tristeza, ansiedade, etc…

2) A admoestação é o amor que vem de uma consciência boa, v.5b – o que pensamos – Cuidado com a consciência porque ela pode se tornar má, v.19 1 Tm 4:2 diz que alguns “tem cauterizada a própria consciência”, seria uma forma de pensar baseada no Evangelho de Deus, Tt 1:15 – muitos tem consciência contaminada. “…aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.” (Heb 10:22 ARA).
Cuidado com a consciência

3) A admoestação é para que eles tivessem uma fé sem hipocrisia, v.5c – o que é fé hipócrita? Fé mentirosa, fé simulada, fé que se mostra para os outros, mas você é um fracasso, fé que parece, mas não tem consistência. Os fariseus foram atacados por Jesus contra esse tipo de fé.

Paulo está dizendo que Timóteo deveria admoestar sobre os ensinos falsos que levam:
a) a impureza de coração;
b) a má consciência
c) a fé hipócrita

Estas são três coisas que muitso estão vivendo e precisamos Crescer nas disciplinas Espirituais para não cairmos nestas armadilhas que podem nos fazer naufragar na fé, v.18-19.

Você vê o perigo? Os vrs.6-10 temos algumas razões para disciplinarmos o nosso coração:

1) Há o perigo de nos desviarmos da graça de Deus, v.6
Alguns se perderam em “discussões inúteis” (BLH), creio que Paulo estava dizendo que as vezes podemos nos perder em discussões que não nos levam a nada; palavreado inútil;

2) Queremos ser o que não somos,v.7, (fé hipócrita) querendo ser o que não é; eles queriam passar como Mestres da lei, (no contexto pode ser alguns judaizantes), mas aqui para nós, começamos a reclamar do pastor, do Conselho e da Igreja sem realmente compreender e entender o real problema das coisas. E “eu acho que” toma lugar deixando de ver o que é mais importante.
Ex. Veja os vrs. 8-10, alguns eram contra a Lei – chamados de antinomistas, gente que acha que a gente pode fazer o que quiser, Deus já perdoou mesmo, então podemos viver de qualquer forma. Afinal, dizem estes, estamos debaixo da graça e não da Lei. Mas o texto de Paulo é: Como viveremos nós

1) A lei é boa porque corrige o pecador e lhe mostra a graça; v.8
2) A lei é para todos os pecadores sem exceção, v.9-10 – Isto é obvio, ande de acordo com a lei e nunca terás problemas com ela, mas quem faz coisas erradas, a lei pune, v.10b.
3) A lei é contra tudo o que se opõe a sã doutrina e o Evangelho da glória de Deus, v.11

Muitas pessoas estão vivendo não para a glória de Deus, mas para a sua própria glória!
Veja o perigo do naufrágio, muitos não sabem que estão afundando.

Você têm dúvidas quanto a sua fé? Você está seguro em Cristo?
Você precisa Crescer nas Disciplinas Espirituais.

Peroração: Disciplinas Espirituais

1. Toma cuidado com a sua vida;
2. Preste atenção no ensino da Palavra de Deus;
3. Obedeça a lei do Senhor;
4. Cuidado com o coração, só Jesus pode limpar o coração e torna-lo puro;
5. Cuidado com a consciência – veja se ela está de acordo com a Palavra de Deus;
6. Se você tem uma fé hipócrita você está em grande perigo espiritual;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s